segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2

Tropa de Elite 2 amadurece em relação ao primeiro. Acho que Padilha conseguiu dar continuidade à história equilibrando ação e ficção sem se perder. A questão dos usuários é deixada de lado para se mostrar algo ainda mais chocante: como o tráfico e a corrupção estão enraizados no sistema, não apenas nos políticos em si, mas no fazer político do Brasil.

A saída pela violência, que não é uma alternativa democrática, serve, no filme, para extravasar o engasgo com todo o descaso com que o povo é tratado em nome do poder. A cena do encontro do Nascimento com um político figurão do filme me lembrou o trabalho polêmico de Gil Vicente na Bienal de São Paulo, no qual o artista se retrata executanto políticos e líderes mundiais. Não uma inspiração, como o próprio Gil falou, mas um desabafo.

2 comentários:

Marilia disse...

Demorei pra assitir o primeiro filme, tive que esperar o meu timing, mas quando o vi ADOREI! Estou louca pra assistir a sequência! Tudo indica que está muito boa tb!
bj,
Marília

Gustavo disse...

É, é um filme mais maduro, não é adrenalina do início ao fim como o primeiro. Mas a mensagem é mais contundente, na minha opinião. Bjs querida!