segunda-feira, 1 de março de 2010

Silêncio




Aqui é sim um blog que procura poesia e arte em geral. Mas não dá para não fazer parte do mundo - pelo menos nesse momento do mundo. Parece que acontecimentos similares ecoam pelos continentes com violência alarmante. Não estou falando (apenas) de tsunamis e terremotos, mas da violência humana. Muitos céticos dizem que ela sempre existiu, e, sim, ela sempre existiu. Mas vivemos um momento de transformações e abalos, nem tão sutis assim.

Ontem no Parque da Redenção uma briga de gangues deixou vários jovens feridos em um ataque armado com pistolas. A reação natural de quem é informado sobre eventos desse tipo é, geralmente, se distanciar da violência, colocar ela longe, sob um título qualquer. "Selvageria". Acontece que a violência urbana toma conta cada vez mais do nosso cotidiano.

Em vez de apenas reforçar uma auto-imagem de pacato cidadão que nada tem a ver com isso, que tal começar a ver a violência que existe em si, e onde ela se manifesta. Ou colocamos nossa agressividade em ações, ou agrediremos como defesa. Que tal se colocar na sociedade como um ser vivo, que possui direitos e obrigações, dentre eles, de não matar e não ser morto. Quando os bons calam sua razão, a selvageria predomina.

A selva fica cada vez mais fechada onde não se abrem caminhos.

Nenhum comentário: